14 fevereiro, 2009

Na Continuum desse mês...


Tem um artigo meu sobre o educador Paulo Freire:

Um homem e uma palavra: Liberdade.

e ainda uma entrevista que Nita Freire, viúva de Paulo, me concedeu:

A voz da liberdade

Para quem, como eu, passou a adolescência fascinada pela vida e obra desse grande educador brasileiro, foram momentos ímpares escrever sobre ele, e conversar com a Nita.

Embora fale em "adolescência", o pensamento de Paulo Freire ainda e sempre me move e comove e me faz acreditar que, sim, um mundo novo, com valores éticos mais definidos é possível.


Falando nisso...

No Terra Magazine hoje, destaque para o interesse que Freire vem despertando na Austrália. Já está mais que na hora de o gigante adormecido em berço esplêndido acordar, não é?


E em tempo...

O tema da Continuum de fevereiro é o poder. Destaque para a ótima reportagem de Carlos Costa, Equilíbrio de Opostos ,e para a crônica do argentino Alan Pauls, Poder ou Potência?

5 comentários:

Anônimo disse...

Você perdeu Mika! O show foi ótimo.
Beijos.

Héber Sales disse...

Excelente artigo. Chupinhei um pedaço dele no meu Twitter. Um abraço!

Equiser - A Tentativa de Ser um Ser Equlibrado disse...

Parabéns!!! Pelo texto sobre Paulo Freire e a entrevista com Dona Nita.
Você conseguiu sintetizar a alma do seu trabalho.Pena que as pessoas ainda não compreendam a dimensão deste trabalho.Sei na prática o quanto ele é revolucionário e libertador.E por isso ainda ameaçador para quem deseja o poder.

Beijos!!!

Simone Brito

as estações na cidade disse...

Parabéns pelo texto!!!

Aliás que sou eu para dizer isso, escrevo em pedaços de sonhos que se resumem a mera inquietude.

Mas me formei em magistério. Lá em pelotas... e trago para meu trabalho de ator e iluminador está premissa do aprendiz que ensina e do professor que escuta e se reeduca. A liberdade esta dentro de nós em nenhum outro lugar.

Abs.

Moiséz
ps. mande um abraço para o Bolo assim que chegar do rio ligo pra ele.

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com