14 março, 2007

Eu e Virna Teixeira discutimos poesia na Casa da Palavra amanhã, dia 15

Programação

Piano e Poesia ao meio-dia
Dias 14, 21 e 28, quartas-feiras - 12h
Espaço semanal para leitura de poemas, ao som do piano da Casa. Especial do mês: poesia feminina: Micheliny Verunschk, Virna Teixeira, Dalila Teles Veras e outras.

Semana Nacional da Poesia – Mês da Mulher
De 14 a 17
Celebração do mês da Poesia e do mês da Mulher, com uma série de atividades de múltiplas linguagens na Casa.
Abertura - Palavras sem osso visitam a feminilidade
Dia 14, quarta-feira - 20h
Poemas, cenas e canções visitando a feminilidade.
Há cinco anos o coletivo Dolores realiza saraus em sua casa sede. Destas festas surgem um vasto e delicado repertório amalgamado em espetáculos - sarau. Foi assim com o Casa de Dolores e desta forma com o novo apanhado, Palavras sem osso.
Com Fernando Oliveira, Luciano Carvalho, Nica Maria, Renato Gama e Tati Mattus.

Cinema, Varanda e Café Especial

Dia 15, quinta-feira – 18h30
“Mulheres de Palavra – a poesia e a ideologia”. Documentário realizado pela TV SENAC, do acervo do Memorial da América Latina, que retrata a linguagem poética de escritoras latino-americanas. Direção: Katia Klock/49’/1999.

Provocações Femininas: a mulher e a poesia
Dia 15, quinta-feira - 19h30
Mesa com as poetas Micheliny Verunschk e Virna Teixeira, sob a provocação de Silmara Conchão, da assessoria dos direitos da mulher de Santo André.

Ler e Falar Poesia - Mar de Sofia
Dia 17, sábado - das 14 às 17h
Coordenado por Zho Bertolini e Jurema Barreto de Souza, poetas editores da revista A Cigarra, no mês da mulher o Ler e Falar Poesia destacará a obra da portuguesa Sofia Areal em diálogo com o novo CD de Maria Bethânia, ”Mar de Sofia”, em que a cantora parafraseia, e toma para si, os versos da portuguesa Sophia de Mello Breyner: “O mar, metade de minha alma é feita de maresia”.

Vozes Próprias – pão de queijo e a poesia, pelos seus autores

Dia 17, sábado - 19h
Projeto coordenado pelo poeta Hélio Néri em que as poesias são apresentadas pelos próprios escritores, permitindo ao público conhecer um pouco mais da intenção criadora por meio da palavra falada. Poetas convidados: Eduardo Lacerda, Doni Correia, Jurema Barreto, Zho Bertholini, Pedro Osmar, Margarete Schiavinato, Naiman. Colaboração: Chalé do Pão de Queijo

Palavra em Cena - A Construção

Dias 16, sexta-feira, e 17, sábado - 20h
Espetáculo teatral do grupo Teatro Cáustico que, após várias apresentações em cidades italianas e em São Paulo, traz para Santo André a montagem a partir do texto de Franz Kafka. Um estranho animal constrói sua toca para se proteger e se isolar do resto do mundo e quando o inevitável acontece é obrigado a se confrontar com seus medos e fantasmas. Direção de Luiz Nunes. Elenco: Wilson Julião. Entrada franca.
Comissão de Letras e Literatura
Os representantes da Comissão de Letras e Literatura do Conselho Municipal de Cultura, Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza, reúnem-se com os interessados em discutir políticas culturais para as letras e literatura. Informações: 4992 -7218, de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 20h.


Casa da Palavra

Praça do Carmo, 171
Telefone: 4992-7218
casadapalavra@santoandre.sp.gov.br

3 comentários:

Anônimo disse...

olá Micheline
Obrigada pelo e-mail carinhoso. Não foi desta vez que conseguimos enviar uma proposta para o edital, mas haverá tempo. Espero em breve estar melhor para fazer-lhe uma visita.
tina

Maurício disse...

Oi, sou novo por aqui e estou adorando o blog. Parabéns!

Anônimo disse...

Micheliny,
a correria do meu dia-a-dia, que me impõe obrigações impeditivas a algumas descobertas, me faz ficar mais que feliz ao saber de ´coisas´ assim, como as entrevistas que você tão generosamente nos trouxe. O garimpo que é do outro, a pedra precisosa que é dividida também comigo. Obrigada!
Clarice Lispector é nome também do nosso auditório, na Casa da Leitura, sede do PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura - FBN - MinC, no Rio.
Agora... vou aos livros!
Obrigada também por isso.
Um terno beijo,
Nana.
Nana Valente Soutinho
http://www.bn.br/proler