20 março, 2007

Sarau da Academia

O SARAU DA ACADEMIA inicia o ano com uma leitura de primeiras linhas, primeiros parágrafos, primeiras páginas de tirar o fôlego, e discute a importância de se escrever um bom começo. Participantes: Micheliny Verunschk e Michel Laub. Curadores: Marcelo Carneiro da Cunha e Flávia Rocha. Participação especial de alunos do curso de Criação Literária da AIC. O evento tem entrada franca e é aberto ao público.


Micheliny Verunschk, poeta pernambucana radicada em São Paulo, é autora de Geografia Íntima do Deserto (Landy, 2003) e O Observador e o Nada (Edições Bagaço, 2003). Em 2004 foi a única mulher e mais jovem autora entre os 10 finalistas do prêmio Portugal Telecom de Literatura.



O escritor e jornalista Michel Laub nasceu em Porto Alegre. Foi editor-chefe e diretor de redação da revista Bravo!. Hoje é coordenador de publicações e cursos do Instituto Moreira Salles. Publicou três romances, todos pela Companhia das Letras: Música Anterior, prêmio Erico Veríssimo/Revelação da União Brasileira dos Escritores, Longe da Água, finalista dos prêmios Zaffari/Bourbon (Jornada Literária de Passo Fundo) e Portugal Telecom e o recém lançado O Segundo Tempo. Em 2005, recebeu a Bolsa Vitae de Artes.



Marcelo Carneiro da Cunha é jornalista e nasceu na cidade de Porto Alegre. Escreve para cinema e literatura, e é publicado pela Record desde 2004. É autor da novela O Nosso Juiz, escrita em conjunto com o cineasta Jorge Furtado, do livro de contos Simples, com participação especial do escritor colombiano Efraim Medina Reyes, entre outros. Atualmente está trabalhando no livro Os Infiéis, com os escritores Marcelino Freire, Fabricio Carpinejar e Efraim Medina Reyes. No cinema, escreveu o curta-metragem O Branco, premiado em festivais como Berlin, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Buenos Aires, Recife, e Montevideo. No momento, trabalha na adaptação de duas de suas obras para longas-metragens: Antes que o Mundo Acabe, produzido pela Casa de Cinema e Insônia, uma co-produção Brasil-Argentina. Seu novo romance, Depois do Sexo, será lançado este ano.



Flávia Rocha nasceu em São Paulo, é jornalista, poeta e tradutora. Trabalhou nas redações das revistas Bravo!, República e Carta Capital, e no departamento de poesia da The New Yorker. É uma das editoras da revista literária americana Rattapallax. Tem Master in Fine Arts em Criação Literária/Poesia pela Columbia University. É autora do livro de poemas bilíngue A Casa Azul ao Meio-Dia/The Blue House Around Noon (Travessa dos Editores, 2005). Editou antologias de poesia contemporânea brasileira para as revitas Rattapallax (EUA), Poetry Wales (País de Gales) e Papertiger (Austrália). Na área de cinema, é co-fundadora, com Steven Richter, da Academia Internacional de Cinema.


SARAU DA ACADEMIA




CURADORES

Flávia Rocha e Marcelo Carneiro da Cunha

CONVIDADOS

Micheliny Verunschk e Michel Laub


QUANDO


Dia 22 de março, quinta-feira, às 19h30.

ONDE

Academia Internacional de Cinema

Endereço: Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142 – Higienópolis.

(próximo ao metrô Marechal Deodoro)

ENTRADA FRANCA e aberta ao público

Nenhum comentário: